Vitamina B6

(Piridoxina)
FUNÇÕES: Metabolismo de proteínas, conversão do triptofano a niacina, metabolismo de gorduras (transformação do ácido linoléico em araquidônico), metabolismo de carboidratos, síntese de ácido fólico ( com possível papel no metabolismo da homocisteína a ateroesclerose), funções glandulares e endócrinas, energia para os nervos e cérebro, anticorpos, pode agir no combate ás cáries dentais em pacientes grávidas, papel no metabolismo da dopamina e serotonina, glicogênio fosforilase, glóbulos vermelhos saudáveis, imunidade.
FONTES: Levedo de cerveja, nos cereais integrais, legumes, vegetais verdes, leite, carne de boi, de porco e frango, fígado, batata, banana, gema de ovo, pães integrais e abacate.
SINAIS DE DEFICIÊNCIA: Diarréia, alterações da pele, depressão, dormência, pelagra, anormalidades no sistema nervoso central, retardo mental, convulsões, anemia hipocrônica, dermatite, inflamação da pele e das mucosas.
SINAIS DE EXCESSO: Ataxia e em grave neuropatia sensorial.
A vitamina B6 existe nas formas de piridoxina, piridoxal, piridoxamina, piridoxina 5´fosfato, piridoxal 5´fosfato, piridoxamina 5´fosfato e ácido piridóxico. A piridoxina é a forma mais utilizada para a fortificação de alimentos e preparações medicamentosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário