Vitamina C

(Ácido Ascórbico)
FUNÇÕES: Hidroxilação (lisina e prolina) na formação do colágeno e na cicatrização, metabolismo da norepinefrina, transformação do triptofano em serotonina, metabolismo do ácido fólico, antioxidante, como um removidor de radicais superóxido e como protetor das vitaminas  A e E, redutor do colesterol sérico, transformador do ferro férrico em ferro ferroso, prevensão de infecção, respiração intracelular, estruturas intercelulares do osso, dentes e cartilagem, prevenção do escorbuto, tido como carreador do processo de envelhecimento com processo de reversão do colágeno, agente redutor, elevação do HDL colesterol nos idosos, metabolismo da tirosina.
FONTES: Frutas cítricas, morango, pimentão verde, tomates, melões, passas, groselhas, fígado, folhas como brócolis, batatas assadas.
SINAIS DE DEFICIÊNCIA: Edema, pápulas hiperceratósicas principalmente nas nádegas e panturrilhas, hemorragia perifolicular, formação óssea escorbútica, defeitos nos dentes e gengivas, fraqueza.
SINAIS DE EXCESSO: Essencialmente não tóxica com exceção de possíveis cálculos nos rins em pacientes com gota, pode causar diarréia pelo efeito osmótico da vitamina não absorvida passando pelo trato intestinal.

Um comentário:

  1. Material maravilhoso! Seria ainda melhor se pudéssemos imprimir esses esquemas.

    ResponderExcluir