Selênio

FUNÇÕES: Biossíntese protéica; poupa vitamina E; proteção da parede celular como um antioxidante (glutation peroxidase); matriz protéica dos dentes; proteção contra a toxicidade do mercúrio; alguma função na fertilidade; função hepática; funcionamento do músculo cardíaco; crescimento.



*Função antioxidante, participação na conversão de T4 em T3, proteção contra a ação nociva de metais pesados e xenobióticos, prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis e aumento da resistência no sistema imunológico.



FONTES: Frutos do mar e peixes, frango, gema de ovo, carnes (principalmente rim e fígado); pães e cereais com grãos integrais; germe de trigo; alimentos cultivados em solos ricos em selênio, incluindo o alho; produtos lácteos; castanha-do-Pará.



SINAIS DE DEFICIÊNCIA: Fraqueza e dor muscular; cardiomiopatia.



SINAIS DE EXCESSO: Colapso vascular periférico; enfraquecimento das unhas; defeitos do esmalte dental; perda de cabelo; dermatite (palma das mãos e pés, nuca, cotovelo e região posterior das pernas); tremor generalizado; respiração com odor de alho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário